segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Criação Publicitária







Pois é pessoal, vamos mostrar agora um dos trabalhos que eu mais gostei de fazer. Ele foi desesnvolvido na matéria de Criação Publicitária. O tema central era o MEL. Nos foi dado um breve histórico de uma nova marca de mel que precisaria ser introduzida ao mercado. Através disso, precisaríamos desenvolver um briefing de criação, uma logomarca para este mel e imagens publicitárias para divulgação. Confiram o resultado!






Briefing:

Você já comeu algo doce hoje?

Nos quesitos culturais de nosso povo, o mel não é um produto tão utilizado. Na maioria das vezes só lembramos dele quando precisamos sanar uma tosse e misturamos com limão. Crenças e até mesmo alguns médicos dizem que é o melhor remédio contra tosse. Mas na verdade você sabe quais são os reais benefícios do mel?

Este saboroso alimento, que pode ser apreciado com cereais, leite, iogurte, frutas e pão, possui propriedades terapêuticas que são conhecidas desde os tempos remotos. O produto fabricado pelas abelhas não serve apenas para satisfazer o paladar: ele também pode ser utilizado para cuidar da saúde do organismo e trazer mais vitalidade para o dia a dia.

O que o faz tão poderoso? Propriedades como ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante. Além de açúcares (glicose e frutose), esse líquido viscoso, de cor marrom-amarelada, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais e um teor considerável de antioxidantes.

Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias. Como contém alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.
Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, ele também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo.
É considerado também uma fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.

Viu só quantos benefícios o mel pode trazer para a sua vida!

Embasados nas melhoras que esse produto por de trazer para a saúde, fabricamos um tipo de mel ainda mais saudável que os outros. O tratamento das colméias e floradas não permite que agrotóxicos sejam utilizados, ou seja, o produto final é natural e sem conservantes; a embalagem é mais prática que as comuns e não quebra, por se tratar de uma embalagem de plástico e de fácil manuseio.

Ainda com todos os benefícios oferecidos, o produto ainda não possui aceitação completa no mercado. Devido ao seu alto teor de qualidade, ele acaba saindo mais caro, principalmente em relação ao açúcar e as divergências culturais, não permitem que esse produto seja inserido na sociedade. A população brasileira não tem costume de utilizar mel.

Propostas de introdução do produto no mercado:

De início, é necessário que o público alvo (classes A e B e donas de casa, que são quem geralmente compram os produtos) desenvolva uma simpatia pelo produto em si, e não apenas por nossa marca específica. Através desse processo de conquista do cliente, vamos jogando aos poucos os benefícios especiais de nosso produto. Ou seja, além de oferecer tudo que o mel comum oferece, ele possui ainda mais e melhor.

Dessa forma, outdoors e propagandas surpresas podem ser inseridos na sociedade, dicas de saúde com frases chamativas seriam feitas com apenas a logomarca do produto na parte final direita de cada propaganda. Automaticamente, quando nosso produto fosse revelado de forma total, as pessoas assimilariam a logo antes vista com as dicas de saúde com a propaganda em si.

Também poderia ser realizada uma ação de culinária em local aberto com várias receitas produzidas com mel. Nesse mesmo dia seria divulgada uma ação de Responsabilidade Social, ao divulgar o produto como feito apenas de matérias primas naturais e sem uso de agrotóxicos e conservantes. O evento contaria também com uma equipe médica voluntária para medir a pressão, calcular níveis de glicose no sangue dos presentes para que, ao final do processo, fosse entregue um panfleto com notas sobre as melhorias que o mel traz para a saúde de seus consumidores.

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